Episódios de Doctor Who para usar em sala de aula

Criativo e diferenciado, The Story & The Engine, um dos episódios mais recentes da atual temporada, surpreendeu boa parte dos fãs de Doctor Who que apreciaram a história escrita por Inua Ellams. Por conta do conteúdo histórico e cultural da aventura, tive a ideia de resgatar alguns episódios da era moderna da série e verificar a possibilidade de serem utilizados em sala de aula.
Antes disso, acredito que seja necessária uma introdução sobre Doctor Who, já que a minha intenção com essa lista é fazer com que esses episódios sejam assistidos de forma isolada, sem a necessidade de um conhecimento prévio extenso dessa série com mais de 60 anos de existência.
Doctor Who é uma série britânica de ficção científica que existe desde os anos 1960. A história gira em torno do Doutor — um Senhor do Tempo que pode mudar de forma quando está prestes a morrer (por isso é interpretado por atores diferentes ao longo dos anos). Com uma nave que parece uma cabine policial azul por fora, mas é maior por dentro, o Doutor visita planetas distantes, épocas passadas e futuros possíveis, sempre defendendo a vida e enfrentando ameaças com inteligência, empatia e muita criatividade.
1ª temporada (2005)
Entre as possibilidades de indicações desta lista, escolhi começar com The Long Game e Bad Wolf. Os motivos para comentar sobre esses dois episódios de uma só vez variam — desde o fato de se passarem no mesmo cenário, mas em períodos distintos no tempo, até o fato de que ambos abordam diferentes formas de manipulação das massas.
"The Long Game" trata da manipulação por meio da informação e de como a concentração de poder midiático pode afetar o pensamento crítico da população em um contexto distópico.
"Bad Wolf" coloca os reality shows no centro da discussão e mostra como o entretenimento pode ser usado como forma de controle social em um nível mais absurdo. O episódio discute temas como alienação, desumanização da audiência, crítica ao consumo passivo da mídia e vigilância disfarçada de diversão.
3ª temporada (2007) – The Shakespeare Code
Em "The Shakespeare Code", acompanhamos uma história que mostra, por meio de uma aventura, como as palavras — dependendo de como são usadas — podem ser ferramentas de criação ou destruição. De certo modo, isso nos remete às figuras de linguagem. O episódio explora metáforas, hipérboles e até ironia, além de fazer referência à estrutura de sonetos, relacionando-a com o próprio teatro elisabetano. Mesmo com um personagem histórico de origem inglesa, este é um episódio muito interessante para aulas de Língua Portuguesa.
4ª temporada (2008) – The Unicorn and the Wasp
Com uma trama que se inspira no estilo da escritora Agatha Christie, "The Unicorn and the Wasp" presta um tributo à narrativa policial clássica. Além disso, pode servir de porta de entrada para que os alunos conheçam as obras da autora, como, por exemplo, o clássico "E Não Sobrou Nenhum", considerado um dos maiores exemplares do gênero de todos os tempos.
5ª temporada (2010) – Vincent and the Doctor
Criativo e, ao mesmo tempo, um dos episódios mais emocionantes da série, "Vincent and the Doctor" fala sobre arte e saúde mental. Ele promove um processo de empatia por meio da figura do icônico Vincent van Gogh. Explorando o impacto da depressão na vida do artista e a forma como ele transformou sua dor em arte, o episódio mostra como Van Gogh se tornou, anos mais tarde, uma referência mundial. É uma oportunidade valiosa para discutir empatia, sofrimento psíquico e valorização da arte.
6ª temporada (2010) – A Christmas Carol
Trazendo uma versão do conto de Charles Dickens que dá nome ao episódio, "A Christmas Carol" permite que o público reflita sobre empatia e transformação pessoal — temas ideais para serem debatidos em sala de aula, principalmente em disciplinas como Filosofia. Além disso, o episódio pode servir como porta de entrada para o trabalho desse renomado autor da literatura inglesa.
9ª temporada (2015) – The Zygon Invasion / The Zygon Inversion
Com uma atuação épica de Peter Capaldi como o Doutor, essa história em duas partes apresenta uma raça alienígena capaz de mudar de forma, em conflito com os humanos após os eventos de The Day of the Doctor. Mesmo que o espectador iniciante não tenha visto o especial de 50 anos, acredito que conseguirá aproveitar essa história incrível sobre imigração, identidade cultural, terrorismo e resolução pacífica de conflitos. O discurso do Doutor sobre guerra e empatia é um dos momentos mais impactantes da série moderna.
11ª temporada (2018)
Em "Rosa", terceiro episódio da temporada, a Doutora e seus companheiros conhecem Rosa Parks, um dos nomes mais importantes na luta pelos direitos civis nos EUA. Com a participação de Martin Luther King, o episódio valoriza a resistência de Rosa em uma época de forte segregação racial. É um excelente recurso para que os alunos conheçam sua história e reflitam sobre racismo estrutural e o papel do indivíduo na transformação social.
No sexto episódio, "Demons of the Punjab", temos um novo exemplo de episódio histórico, mas desta vez abordando um momento marcante: a Partição da Índia. O episódio também trata de temas como identidade, pertencimento e os impactos da colonização, sendo relevante para disciplinas como História e Geografia.
Em seguida, o sétimo e último episódio da lista, "Kerblam!", dialoga com temas extremamente atuais. Ele levanta questões sobre automação, inteligência artificial e os limites éticos do uso da tecnologia em ambientes de trabalho. Apesar de um final apressado e algumas falhas narrativas, o episódio vale pela discussão sobre o consumismo e os riscos do capitalismo desumanizador.
Conclusão
Entendo que assistir a episódios isolados e fora de ordem pode criar certa sensação de deslocamento — como “Que comentário foi esse do Doutor ou de sua companheira?”, no caso de referências a eventos anteriores, entre outros tipos de dúvidas. No entanto, considerando que esses questionamentos podem ser sanados em outra oportunidade, nada impede que haja um aproveitamento pleno tanto do episódio quanto das discussões e reflexões que podem surgir após sua exibição.
De qualquer modo, essas são apenas algumas entre muitas sugestões possíveis de episódios e suas aplicações em sala de aula — seja para discutir temas contemporâneos ou para servir como pontapé inicial para que os alunos conheçam obras e autores clássicos.
Caso você, caro whovian, tenha alguma sugestão ou comentário sobre os episódios citados, compartilhe comigo! Terei o maior prazer em conversar sobre isso.
Por último, mas não menos importante: não falei sobre "The Story & The Engine" por ser um episódio recente e para evitar spoilers — mas nada impede que, futuramente, eu aborde esse episódio que, na minha opinião, é um dos melhores da atual temporada.
Conteúdo relacionado:
- A Long Game - O Doutor e a ameaça da informação
- Bad Wolf - O Doutor no futuro do Grande Irmão
- The Shakespeare Code - Quando a literatura salvou o mundo
- A Christmas Carol - O Doutor e a empatia em tempos natalinos
- The Zygon Inversion - Trecho do discurso épico do 12º Doutor
- Review de Rosa
- Review de Demons of the Punjab
- Review de Kerblam!
- Review de A História e o Motor (The Story & The Engine)
Excelente matéria! Parabéns pelo conteúdo! Amo Doctor Who. Esses episódios são maravilhosos! 😍
ResponderExcluirMuito obrigado pelo comentário e, sim, concordo plenamente sobre os episódios. Tive que limitar nesses porque senão o post seria 10 vezes maior hehe
Excluir